Histórico

Resultado do anseio e do apoio da Universidade de Marília, bem como de diversos professores que já realizavam pesquisas interdisciplinares em reabilitação, o Programa de Mestrado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação teve seu início em 2018 e, desde então já formou aproximadamente 60 mestres que atuam em instituições de ensino e pesquisa bem como em serviços de saúde públicos e privados em diversas regiões do país. Além disso, os docentes e discentes/egressos do programa publicaram mais de 300 artigos em periódicos de destaque, além de 450 produções técnicas e 47 livros (entre capítulos e obras completas). Em parceria com o Hospital Beneficente Unimar, realiza importantes pesquisas nos diversos cenários da Universidade de Marília, o que resultou em importantes trabalhos que contribuem para o desenvolvimento social e científico de Marília e região. Os mestres formados pelo programa.

Missão

O Programa de Pós-Graduação “stricto sensu”, nível mestrado, em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, tem como missão formar profissionais para a área acadêmica e prática clínica, com pensamento crítico e científico baseado em evidência, bem como o estímulo ao desenvolvimento de habilidades para produção de pesquisas e trabalho intelectual e assistencial de alto padrão para fazer face às necessidades de avanços científicos inovadores nacional e internacional em todos os setores da reabilitação. Um profissional multifacetado, com perfil inovador, preparado para ter pensamento crítico, senso de liderança, criatividade, habilidade para a tomada de decisões, flexibilidade, reflexão, comunicação assertiva e inteligência emocional, apto a atuar de maneira interdisciplinar no ensino, pesquisa e serviços de saúde públicos e privados.

– Qualificar profissionais na área e especialidades de interesse para o país;

– Formar profissionais que, para além da visão acadêmica, tenham uma visão social e de cidadania, que estejam preparados para ter pensamento crítico, senso de liderança, criatividade, habilidade para as tomadas de decisões, flexibilidade, reflexão, comunicação assertiva e inteligência emocional;

– Formar profissionais que tenham habilidades e visão multidisciplinares para compreender as interações estruturais e funcionais da reabilitação em diferentes situações;

– Capacitar os profissionais para atuarem, de maneira inovadora, no ensino superior e na estruturação de políticas públicas de saúde, objetivando o desenvolvimento social e humano voltados para a reabilitação;

– Inserir os discentes nos projetos de extensão da UNIMAR, proporcionando uma formação humanista, visão ampliada da realidade e a resolução de problemas que objetivam a melhoria na qualidade de vida da população;

– Divulgar os conhecimentos científico, cultural e tecnológico gerados no Programa, com prioridade à produção científica qualificada;

– Promover a integração e o sinergismo entre a pós-graduação e a graduação da UNIMAR e

– Proporcionar maior flexibilidade na formação de seus egressos adaptadas ao mercado global.

Prof. Dr. Adriano Cressoni Araujo
Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

araujo01@unimar.br

Andréa Infante Hermínio